A
nova forma de pensar da Filosofia Moderna culminou no Racionalismo
(René Descartes) e no Empirismo (Francis Bacon, John Locke, David
Hume) e preparou, de certa forma, o caminho para o Criticismo
Kantiano. Detalhe cada uma dessas correntes.
A
nova forma de pensar da Filosofia Moderna culminou no Racionalismo
(René Descartes) e no Empirismo (Francis Bacon, John Locke, David
Hume) e preparou, de certa forma, o caminho para o Criticismo
Kantiano. Detalhe cada uma dessas correntes.Racionalismo clássico.O
século 17 foi um dos períodos mais fecundos para a história da
filosofia. Marcado pelo absolutismo
monárquico (concentração
de todos os poderes nas mãos do rei) e
pela Contra-Reforma (reafirmação
da doutrina católica em oposição ao crescimento do
protestantismo), essa época acolheu as grandes criações do
espírito científico, como as teorias de Galileu
Galilei e
o experimentalismo de Francis Bacon. Recusando a autoridade dos
filósofos que o antecederam, René
Descartesfoi
o maior expoente do chamado "racionalismo clássico" - uma
época que deu ao mundo filósofos tão brilhantes como Blaise
Pascal, Thomas
Hobbes,Baruch
Espinoza, John Locke e Isaac
Newton.
Embora sempre tenha sido objeto da reflexão dos filósofos, o
problema do conhecimento tornou-se mais agudo a partir do século 17.
Com os filósofos modernos (em oposição aos filósofos medievais e
os da Antiguidade),
a teoria do conhecimento tornou-se uma disciplina filosófica
independente. O pensamento passou a voltar-se para si mesmo. O
pensamento (sujeito do conhecimento) passou a ser também o seu
objeto. Em outras palavras: o homem começou a pensar nas suas
próprias maneiras de pensar e entender o mundo. Racionalismo e
empirismo Os filósofos formularam basicamente duas respostas
diferentes para a questão do conhecimento - o racionalismo e
o empirismo.
Para os racionalistas, como René Descartes, o conhecimento
verdadeiro é puramente intelectual. A experiência sensível precisa
ser separada do conhecimento verdadeiro. A fonte do conhecimento é a
razão. Para os empiristas, como John Locke e David Hume, o
conhecimento se realiza por graus contínuos, desde a sensação até
atingir as idéias. A fonte do conhecimento é a experiência
sensível. O iluminismo No século 18, a razão é vista
também como guia para a discussão do problema moral (o problema da
ação humana) e o filósofo é entendido como aquele que faz uso
público da razão, ao usar sua liberdade de pensar diante de um
público letrado. Immanuel
Kant foi
um filósofo de grande reputação, um dos maiores pensadores da
filosofia do Iluminismo (movimento
cultural do século 17 e 18, caracterizado pela valorização da
razão como instrumento para alcançar o conhecimento). Como
autêntico representante da filosofia do século 18, era defensor
incondicional do papel da razão no progresso do homem. Ao buscar
fundamentar na razão os princípios gerais da ação humana, Kant
elaborou as bases de toda a ética que viria a seguir. A formulação
do famoso "imperativo categórico" guiou seu pensamento no
campo da moral e dos costumes. Kant criou duas obras magistrais, a
"Crítica da Razão Pura"(1781) e "Crítica da Razão
Prática" (1788). O Iluminismo foi também a filosofia que
norteou a Revolução Francesa,
e teve em filósofos como Voltaire, Jean-Jacques
Rousseau e
Denis Diderot seus grandes expoentes.
Já
o Criticismo kantiano surge no século XVIII, na confluência do
racionalismo, do empirismo e da ciência física-matemática. Seu
percurso histórico está marcado pelo governo de
Frederico II, a independência americana e a Revolução Francesa. O
ponto de partida do Kantismo é o problema do conhecimento, e a
ciência, tal como existe.
O racionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento a priori, ou seja, conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão. Essa doutrina que afirma que tudo que existe tem uma causa inteligível, mesmo que não possa ser demonstrada de fato, como a origem do Universo. Privilegia a razão em detrimento da experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento.
ResponderExcluirO "Discurso do Método" foi a obra em que Descartes lançou as bases do pensamento que viria modificar toda a história da filosofia. Alguns anos depois suas idéias foram retomadas nas "Meditações". O filósofo estava disposto a encontrar uma base sólida para servir de alicerce a todo conhecimento. Na época, a filosofia não se distinguia das outras ciências e o livro deveria ser uma introdução para três escritos científicos, voltados para a meteorologia, a geometria, e o estudo do corpo humano.
Empirismo é uma doutrina filosófica que defende a ideia de que somente as experiências são capazes de gerar idéias e conhecimentos, ou seja, basea-se na no que se ver, isso que dizer nas experiências concretas, ao posto dos primeiros filosofos ficava somomente no questionamento e do pensamento mítico na formação das ideias sem poder a questioná-las por ser verdade aboluta, já empírico ver nas atitudes concretas, isto é, na quilo que se pode ver e questinar de forma metodica.
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