quinta-feira, 3 de maio de 2012






Em que consiste a “Teoria dos dois mundos” defendida por Platão? 
A Distinção entre o Mundo das Idéias e o Mundo Sensível
Platão em seus estudos conheceu e se aprofundou nas teorias de dois dos maiores filósofos pré-socráticos, Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eléia. Antagônicas entre si, Platão reconheceu certo acerto na filosofia de ambos os filósofos e procurou resolver o problema criando sua própria teoria.De Heráclito, Platão considerou correto as percepções do mundo material e sensível, das imagens e opiniões. Para ele, a matéria era algo imperfeito, em constante estado de mudança. Concluiu, no entanto, que Parmênides também estava certo ao exigir que a Filosofia se afastasse desse mundo sensível, para ocupar-se do mundo verdadeiro, visível apenas ao puro pensamento.Com um toque de seu mestre Sócrates, de quem Platão aproveita a noção de logos, está criada a teoria platônica e a distinção dos mundos sensíveis e inteligíveis.Platão afirma haver dois mundos diferentes e separados: 1) o mundo sensível, dos fenômenos e acessível aos sentidos; e 2) o mundo das idéias gerais (inteligível), "das essências imutáveis, que o homem atinge pela contemplação e pela depuração dos enganos dos sentidos".[2] Platão, assim, tenta superar a oposição de Heráclito à mutabilidade essencial do ser e a posição de Parmênides, para qual o ser é imóvel, relacionando o mundo das idéias ao ser parmenídeo e o mundo dos fenômenos ao devir heraclitiano.Para explicar melhor sua teoria, Platão cria no livro VII da República o mito da Caverna, segundo o qual imagina uma caverna onde estão os homens acorrentados desde a infância, de tal forma que não podem se voltar para a entrada e apenas enxergam uma parede ao fundo. Ali são projetadas sombras das coisas que se passam às suas costas, onde há uma fogueira. Platão afirma que se um dos homens conseguisse se libertar e contemplar a luz do dia, os verdadeiros objetos, ao voltar à caverna e contar as descobertas aos companheiros seria dado como louco.No mito podemos associar os homens presos à população e o homem liberto a um filósofo. Os homens presos conhecem apenas o mundo sensível, já o liberto conheceu a verdadeira essência das coisas, conheceu o mundo das idéias.Marilena Chauí define o pensamento socrático, para quem "o mundo sensível é uma sombra, uma cópia deformada ou imperfeita do mundo inteligível das idéias ou essências".[3] O mundo material, assim, somente se torna compreensível através da hipótese das idéias, mas tal afirmativa deixa em voga um problema, já que a existência do mundo das idéias não basta a si mesmo. É necessário admitir um conhecimento das idéias incorpóreas que antecedem o conhecimento fornecido pelos sentidos, que por sua vez, somente alcançam o corpóreo.Platão procura responder este problema no "Mênon", quando explica que o intelecto pode aprender as idéias porque ele é, também, como as idéias, incorpóreo. A alma, antes de prender-se ao corpo, teria contemplado as idéias com os deuses. Com isso Platão afirma a imortalidade.Daí, no entanto, surge outro problema, que o próprio Platão levantou no diálogo "Parmênides".Se a imortalidade liga a alma às idéias, como explicar o relacionamento entre as formas e os objetos físicos, entre o incorpóreo e o seu oposto, o corpóreo? A relação entre as formas e os objetos físicos que lhe são correspondentes é a outra grande questão levantada por Parmênides. Platão procura resolvê-la através das noções de participação (por exemplo: um animal só é um animal enquanto participa da idéia de animal em si) e a de imitação, mas ele próprio cria diversas objeções a essas noções, muitas das quais serão usadas por filósofos posteriores, incluindo seu discípulo Aristóteles.4 – Conclusão A teoria apresentada por Platão, embora tenha deixado algumas perguntas em aberto (fato que motivou duras críticas de Aristóteles), e algumas respostas ainda hoje não totalmente compreendidas (como é o caso da imortalidade da alma e reencarnação), é, sem dúvida, um grande marco para a Filosofia.A construção do conhecimento platônico é uma conjugação de intelecto e emoção, de razão e vontade; aepisteme é fruto de inteligência e de amor. Bibliografia: http://www.webartigos.com/artigos/platao-e-a-distincao-entre-o-mundo-sensivel-e-o-mundo-das-ideias/6969/

Um comentário:

  1. Platão destacou bem os seu dois mundos: Ideias ou Inteligível ou Mundo Sensível ou das Formas. Isto que o primeiro que dizer as ideias está no pensamento ou na alma, que pode ser pensada trabalhada de maneira de maneira, que possar verdadeira e fora das corrupções do mundo. Mas sabemos que isso não é possível como Platão reflete em seu Livro a República. Ai que podemos falar no Sensivel ou das formas que fala que as Ideias que vem constituídas no mundo do amor que não haja traço de corrupção, mas no entretanto o mundo é racional ou irracional. Isto é propõem um dialética do real ou inreal e o filosofo vem para isso, como ser a questionar o ponto de vista humano para fugir do irracional ou animal, mas sabemos que é impossível de ocorrer, por mais racional que seja, pensamos vários homens sem comida e ter onde conseguir comida. Nesta o homem abaca sendo irracional acabam se matando. Machado de Assis em um de seus livros fala: " Há duas tribos e uma plantação de batatas, mas a plantação de batatas só da para uma tribo para o ano todo. Qual a solução? A guerra pela batatas? Aos vencedores batatas e aos perdedores a mortes". Machado de Assis reflete aos dois mundos de Platão, do real e fantacioso.

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